h1

Sobre o autor

Luís Bravo Pereira

O autor deste Blog é fotógrafo e docente de fotografia aplicada (fotografia científica de obras de arte, biológica, etc.), presentemente leccionando na Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes.

Formação académica: Licenciado em Biologia (Ramo científico – UP), Mestre em Artes digitais – Multimédia (UCP) e presentemente Doutorando na UCP, em análise multiespectral de obras de arte, recorrendo a métodos fotográficos.

Prémios em concursos de fotografia

1º Prémio no Concurso de Fotografia de Natureza do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia – 2005; 3.º Prémio no II Concurso de Fotografia “Montanhas de Imagens”, 2004; 1.º Prémio no Concurso de Fotografia do Jornal Universitário (1992); 2.º Prémio no Concurso de Fotografia de Natureza da UGT/BPSM, 1991; 1.º Prémio no Concurso de Fotografia da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, 1990.

Participação em exposições de fotografia

Exposição individual “Um olhar de insecto”, – Junho de 2012, fotografia Ultravioleta e ilustrações, científico-educativas; Exposição individual “Paisagens Invisiveis” (fotografia Infravermelha e Ultravioleta, artística), no Clube Literário do Porto (Outubro de 2011); Exposição colectiva de Fotografia de Natureza, Parque Biológico de Vila Nova de Gaia – Outubro de 2005; Exposição individual com o tema “Low Light”, UCP – Maio de 2005; Exposição dos concorrentes do Concurso de Fotografia “Montanhas de Imagens” – Lisboa, Outubro de 2005; Exposição colectiva de trabalhos de docentes da Universidade Católica do Porto – 2003; Infopor 2001 – stand da MacroZoom; Exposição da Coordenação Editorial da Porto Editora – 1999; Exposição dos Membros do Jornal Universitário (P&B e cor) – 1992; Exposição dos concorrentes do Concurso de Fotografia da Natureza da UGT/BPSM, Lisboa, 1991; Exposição colectiva de Fotografia da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, 1990; Exposição do Núcleo de Fotografia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (cor).


Experiência profissional na área de fotografia e de Multimédia

2003

Professor Assistente na Universidade Católica do Porto (Escola das Artes).

2003

Ex-Professor Assistente no Instituto de Tecnologias Avançadas (ISTEC).

2004 Responsável pelo gabinete de Radiografia e Fotografia do Centro de Conservação e Restauro da Universidade Católica Portuguesa.
2006 Formador no Módulo de “Fotografia Infravermelha e UV digital” no curso de Fotografia Cientifica decorrido no museu de História Natural de Madrid, organizado por Luís Monje Arenas, Universidade de Alcalá

2007

Formador no curso de “Fotografia Cientifica aplicada a Botânica” Módulos de UV, IV e Fluorescente, no Jardí Botanìc de Barcelona

2003

Formador em Cursos de Iniciação à Fotografia (diversos, com duração de 18 Horas cada), em diversas instituições, ao longo dos últimos 4 anos.

2005

Consultor de ligação no programa PME-TIC (anos de 2005 a 2007), pelo IDIT/CESAE.

2004 – 2005

Formador no curso de CET- Tecnologias de Programação de Sistemas de Informação, decorrido no IPTA (Porto).

2004

Formador no curso de Técnico Especialista em Redes, Telecomunicações e Internet, decorrido no ISTEC (Porto).

2004

Formador no curso de Especialistas em desenvolvimento de recursos didácticos, decorrido na TecMinho (Braga).

2004

Formador no curso de Especialistas em Produção de Conteúdos Multimédia, decorrido na AIDA / CESAE.

2004

Formador no curso de Frontpage, decorrido no CINFU (Porto).

2003

Formador no curso de Tecnologias de Comunicação Multimédia, decorrido na Universidade Portucalense (Porto).

2003

Formador no curso de Especialistas em Produção de Conteúdos Multimédia, decorrido na AIDA (Aveiro).

2003

Formador no curso de Design Multimédia, decorrido na Universidade Portucalense (Porto).

2002

Formador no curso de Fireworks 4, decorrido no CESAE (Porto).

1998

Profissional liberal em projectos multimédia – criação de sites para Internet (Museu de Hist. Natural Alex. Herculano, Proenol, casa das Bizarras, ATORCP, SPH, Amorenostrum, Lusilectra), e de e-Learning (módulos shockwave para o site de e-Learning do CESAE), fotografia e vídeo digital (vídeo Promocional para Grande Hotel do Porto, documentários científicos).

1997 – 2000

Coordenador de Projectos Multimédia (Multimedia Project Coordinator) no Centro Multimédia da Porto Editora.

1990

Fotógrafo e jornalista Free lancer em tempos livres, tendo já colaborado com as revistas “Forum estudante” e “Forum Ambiente“, assim como com o Arquivo de Imagem AIC e mais recentemente com a Porto Editora, em conteúdos da Diciopédia e sites educativos da Porto Editora.

Formação académica e profissional
2006 Doutorando no curso e Doutoramento em “Conservação de Pintura”, com tema de tese em “Análise multiespectral”, recorrendo a técnicas de fotografia digital e análise com luz visível, radiação Infravermelha e Ultravioleta.

2005

Certificado de frequência de Formação de Consultores de Ligação (Formação PME) pela AEP.

1999-2002

Mestrado em Artes Digitais – Multimédia, pela Universidade Católica Portuguesa. Título da tese: “Is image management the future of nature photography? The photocom: a new concept of compound image“.

2001

C.A.P. (Certificado de Aptidão Profissional) pelo IEFP: Curso de formação pedagógica inicial de formadores, pelo Instituto de Artes e Ciências.

2001

Participação no Workshop “Produção Cinematográfica”, orientado pelos produtores Francisco Villa-Lobos e Mathieu Cabanes.

2001

Participação no Workshop “Realização de documentários de divulgação científica”, orientado pelo Prof. Bienvenido Léon.

2001

Curso “Insight to management” – técnicas de gestão, trabalho de equipa, resolução de conflitos, etc.

1987-1993

Licenciatura em Biologia – Ramo Científico, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

2 comentários

  1. Comprei uma D300 à uma semana. Gostei deste blog. Aveiro


  2. PARABÉNS PROFESSOR PELAS BELAS FOTOS! ESPERO CHEGAR LÁ UM DIA!!! SE DEUS QUISER E OBRIGADO POR TD DESDE JÁ! PELO CONHECIMENTO TRANSMITIDO!!! FORTE ABRAÇO!!! DO PADRE BRASILEIRO



Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: