h1

Número total de disparos das câmaras Nikon

25 - Junho - 2007

As câmaras profissionais da Nikon apresentam um contador do número total de disparos do obturador, possível de se visualizar numa das funções da câmara. E os outros modelos de câmaras semi-profissionais ou amadoras? Será que também têm um contador desse género? A resposta é que sim, se bem que não tão acessível, através de um simples menu…

As câmaras reflex digitais (DSLRs) da Nikon (com excepção talvez dos modelos mais antigos como as Nikon D1, D1X, D1H e D100) gravam na informação EXIF das suas imagens a informação do número total de disparos do obturador. Esse tipo de informação pode ser acedida com software adequado. Para os modelos da Nikon D50, D70(s), D2H(s), D2X(s) ou D200, o Preview Extractor (software freeware) permite visualizar essa informação a partir de um ficheiro JPEG ou NEF saído de uma destas câmaras.

Podem ver abaixo (clicar nas imagens para ver screenshoots ampliados) o exemplo do número de disparos da minha Nikon D200 (comprei-a nova há 1 ano e meio) e depois da minha D70 (comprei-a usada há meio ano, com pouquíssimos disparos, como se pode constatar):

Contador de uma D200

Contador de uma D70

Este software foi desenvolvido para extrair as imagens de preview existentes dentro dos arquivos RAW (NEF, no caso da Nikon) e gravá-los como ficheiros JPEG, mas também permite ler a informação do número total de disparos das principais câmaras Nikon da actualidade (a partir dos RAWs ou JPEGs originais das câmaras).

Outra utilidade deste software é que deixa quase de ser necessário fotografar NEF+JPEG, opção de muitos utilizadores como forma de conseguírem uma forma rápida de previsualizar as fotos e ao mesmo tempo poderem ter a qualidade máxima possível, no correspondente ficheiro NEF, mas que rapidamente levam ao preenchimento dos cartões de memória das câmaras. Como o Preview Extractor é leve e não requer instalação, pode ser transportado numa pendisk ou cartão de memória para ser possível em qualquer computador Windows a previsualização rápida dos NEFs , sem necessitar de software de tratamento RAW.

Alguns softwares de leitura de informação EXIF, como por exemplo o Opanda IEXIF também conseguem extrair esta informação, mas apenas de ficheiros JPEG originais (saídos directamente da câmara). A presente versão do Opanda (vers. 2.3) não abre os NEFs da Nikon.

Para o leitores que se interroguem da utilidade de se saber esta informação, esta prende-se com a necessidade de avaliar o tempo de vida do obturador de uma câmara (informação útil, por ex., quando se pretende comprar uma câmara usada ou quando um utilizador assíduo queira estimar a melhor altura para “reformar” a sua câmara).
É possível recolher a ultima imagem capturada com a câmara e com um destes softwares verificar quantas vezes o obturador já disparou, desde que a câmara saiu da fábrica.

Já agora, no caso do obturador de câmaras amadoras (Nikon D40, D50, D70, D80) a Nikon garante cerca de 50 000 disparos (chamemos-lhe “esperança de vida” do obturador). Câmaras semi-profissionais como a Nikon D200, a esperança de vida é de 100 000. Câmaras profissionais como as Nikon D2X ou D2H, os obturadores estão previstos para 150 000 disparos. Por vezes estes valores serão de facto apenas uma “esperança de vida”, pois há relatos de utilizadores que continuam a trabalhar em perfeitas condições com o triplo do número de disparos previstos pelo fabricante! E outros, infelizmente, com valores abaixo dos indicados pelo fabricante. Neste site, poderá encontrar valores médios “Real World” de utilizadores da Nikon D200 (outros modelos também disponíveis, na lista lateral):

http://www.olegkikin.com/shutterlife/nikon_d200.htm

Boas fotos!

Actualização Agosto de 2008:

Neste último ano novos modelos de câmaras saíram na Nikon: a D300, com obturador projectado para 150 mil disparos e a D3/D700, com obturador previsto para os 300 mil disparos!

Dizem, mas ainda não experimentei, que alguns visualizadores de imagens na sua versão mais recente como o IrfanView ou o Adobe Bridge, permitem extrair também a informação do número de disparos do obturador (se bem que lá no meio da informação EXIF toda!). Mesmo assim, o Preview Extractor parece-me continuar a ser uma solução mais simples para este efeito!

Actualização Abril de 2009:

Como o Preview Extractor não tem sido actualizado, o programa freeware que passei a usar para ler o número de disparos das câmaras Nikon mais recentes (assim como outras infos EXIF “escondidas”) é o Exif-Viewer, muito bom para ler e alterar dados Exif!
Pode ser descarregado a partir daqui (versão inglesa):

http://www.amarra.de/download.html

Trata-se de um software igualmente gratuito e muito fácil de usar; navegando com o software até uma imagem da nossa câmara no disco ou cartão (JPEG ou NEF), só temos que procurar depois a linha do número de disparos na janela dos dados EXIF. Aqui está um screenshoot exemplificativo dum ecrã do programa, com a informação EXIF da minha D300 realçada (clicar na imagem para ver o screenshoot ampliado):

exifviewer1

Actualização de Setembro de 2011:

Ao ler hoje a Newsletter do “Nikon Rumors”, em que se menciona um screenshot de um utilizador que comprova que a sua Nikon D2X  já deu 691701 disparos(!!!!), constatei que estes usam um site onde é possível fazer o upload de um ficheiro de imagem (Raw ou JPG) e este devolve a informação do número de disparos! Mais simples não poderia ser! Compatibilidade com imagens da Nikon (os mesmos modelos já referenciados acima) ou Pentax:

http://myshuttercount.com/

44 comentários

  1. Olá Li sobre o assunto do software da Nikon a respeito da quantidade de cliques feitos (vida util atual de uma camera usada) Gostaria de saber se existe algum software que indica essa mesma informação para a camera canon 40d, pois estou com essa maquina a um ano e não estimo a quantia de cliques que ja fora disparados.
    (Ps. testei o Preview Extractor e não funciona com a canon 40d)
    Muito grato pela atenção!

    Paulo França.


  2. Olá Paulo.
    Realmente o Preview extractor não tem sido actualizado pelo seu autor, que o produz e oferece gratuitamente.
    Mas começam a aparecer outros softwares que deixam ler este campo do número de disparos no EXIF da Nikon: o próprio Photoshop CS3, o IrfanView (mais recente), e outros devem já permitir ler esse dado, se bem que estará perdido no meio da restante informação EXIF.
    Experimente um destes e, se resultar, conte-nos p.f. aqui como correu a sua experiência.

    Cumprimentos

    Luís Bravo


  3. Onde vejo o número de disparos no Photoshop CS3?


  4. cara tenho uma d70 q comprei usada , ee quero vender , por isso gostaria de saber quantos clics ja foram feitos , afinal o comprador gostaria de saber , baixei esse prog , porem nao consigo nada com ele , como fazer ???
    um abraço


    • Caro Renato: a D70 é uma das câmaras em que se pode visualizar o número de disparos no Preview extractor! Presumo que não terá o software bem instalado ou então não seguiu bem os passos indicados aqui neste artigo.


  5. ola amigo.. tenho uma d80.. e gostaria de saber os passos para eu poder saber o numero de fotos batidas.. porem realmente nao entendi bem sua explicação, pois tb nao consegui.. vc poderia explicar de forma resumida pra mim e clara.. pois sou bem amador.. @
    OK


    • Olá caro Kennedy. Leia por favor a actualização ao artigo, que digitei hoje.

      Cumprimentos

      Luís Bravo


      • Luis, o número de clicks de uma câmera pode ser lido na própria foto tirada, onde se lê: DSC 3440 ou seja, na última foto tirada??? Caso a pessoa nunca tenha ZERADO o ficheiro!!??

        Um abraço !

        José Ignácio.


      • Caro José Ignácio: se o próprio for o primeiro e único utilizador, isso funciona muito bem até atingir as 9999 fotos a parir daí o contador volta a zero! As minhas câmaras todas já deram várias voltas ao contador!
        Alguns utilizadores ainda fazem outra coisa (que eu não aconselho nada, porque pode gerar confusão) que é configurar a câmara para voltar a zero sempre que se muda o cartão! Por isso esse método não é fiável de todo… e nada diz a uma pessoa que vá comprar uma câmara usada, pois alguém pode ter feito a contagem recomeçar do zero…


  6. Amigo, acabei de adquirir uma Nikon D100, mas não encontro um prg que me mostre a qtd de clicks.
    Baixei esse seu mas essa opção não aparece, testei em outra cam e aparece, mas com fotos da D100, nada.
    Tentei o opanda exif e nada tb.
    Pode me ajudar?
    Abs


    • Caro Paulinho: se o Exif Viewer (ver actualização ao artigo de Abril de 2009) não mostra esta informação na visualização dos dados Exif, isso significa que o modelo de câmara quase que certamente não continha esta info. Aliás, no próprio site de Preview extractor tal facto é referido: muito possivelmente modelos de câmaras digitais mais antigos não continham sequer esta informação (do número de disparos) ou pelo menos não se conhece como poderia estar codificado este dado nos Exif de então (incluindo câmaras como as Nikon D100, D1H, D1X ou D1).

      Cumprimentos

      Luís Bravo


  7. Luis,

    Parabéns pelo blog, encontrei-o à procura dos cliques da minha Nikon e descobri-os graça às tuas dicas… ;-)
    Usei o Exif-Viewer2 e encontrei, mas fiquei admirado com o resultado, tinha cerca de 2000, parece que no caso da minha D70, a contagem recomeçou às 65535, estranho! :-o
    Parece que a minha atingiu a longevidade estimada pela Nikon, mas espero que seja possível reanima-la, é que ainda me faz muita falta… :-(

    Obrigado pelas dicas que vais colocando aqui
    um abraço
    pedro


    • Olá Pedro. Obrigado pelo elogio ao Blog! Foi criado para ser útil!

      Quanto ao teu caso, sugiro que experimentes também o visualizador do Preview extractor, a ver se coincide com a informação do ExifViewer.

      Um abraço

      Luís Bravo


      • Olá Luis,

        Eu sabia que já tinha visto o total de cliques da minha nikon, só não me lembrava onde, agora já sei, foi no flickr.
        Não experimentei o Preview Extractor, mas testei no flickr e o resultado é o mesmo, deve ter acontecido algo para ela ter recomeçado a contagem depois das 655325.

        um abraço
        pedro


  8. adorei o post …
    os sites indicados sao otimos ..
    parabens …


  9. Olá pessoal,tenho uma Nikon D80 que deu um problema na cortina…fui verificar a quantia de disparos, com o Preview Extractor está me mostrando 18705 disparos,vocês acham que ela superou as estimativas para poder dar este problema?

    Obrigado


    • Olá Matheus.
      Não me parece que tenha sido o caso, já que o número de disparos deve superar os 50000 numa câmara Nikon, mesmo que amadora, desde que tenha um uso “normal”. O problema deve ter outra origem, ou mesmo defeito de fabrico e se for o caso, deverá estar coberto pela garantia do fabricante.

      Um abraço

      Luís Bravo


  10. Prezado Amigo:
    O fato de um individuo disponibilizar seu tempo para ajudar o proximo,faz com que eu sinta que nem tudo esta perdido,parabem pelo otimo nivel de suas informações e pela forma que elas são expostas.
    Sou budista não fanatico e gosto de saber que existem
    pessoas iguais a você.
    seja feliz

    Ruy Correa


  11. Boa tarde, tenho uma nikon d5000 e gostaria de saber se tem uma funçao nela que diz a quantidade total de fotos que ja fiz com ela. Obrigado


    • Leia o Post onde deixou este comentário, lá é ensinado como tem de fazer parea obter essa informação.
      Cumprimentos

      LB


  12. olá galera, só pra deixar registrado referente à quantidade de clicks que uma NIKON PODE SUPORTAR
    digamos que li e reli muito sobre o assunto e acreditem ou não tenho duas máquinas aqui sendo:

    NIKON D-200 com a vida útil estimada em 100.000 clicks, a minha está com 128.640 cliks e está perfeita, e
    NIKON D-40 com a vida útil do obturador estimada em 50.000 cliks, a minha está com 108.610 cliks
    acreditem ou não a D40 ta perfeitinha, tenho uma NIKON D-5000 novinha aqui e quando comparo as fotos com a qualidade da D40, não em pixels mas em tonalidades de imagens/cores vivas a D-40 ganha e muito bem acreditem ou não, mas resumindo a história tenho essas 3 máquinas que são ótimas em minha opnião e que 2 delas já passaram da promessa de dar no coro pela nikon e ainda continuam fungando muito bem só a D-40 passou + de 121% do tempo de sua vida útil e ainda funciona como nova, tudo perfeitinho, pra mim, isso é inacreditável. vamos ver até quando vai hehehehe
    abraços.


    • Olá Tozzo. Obrigado por partilhar aqui a sua experiência!
      De facto o tempo de vida previsto para o obturador é aquele para o qual foi concebido, não quer dizer que não dure mais, bem pelo contrário, esperamos sempre que sim!
      Quanto à sua opinião sobre a D40, lembro que essa excelente câmara é a última de uma longa linha que usou o mesmo sensor da Sony de 6MP, e como tal já com uma tecnologia muito amadurecida e a qualidade bem apurada: Nikon D100, D70, D50 e D40…
      Curiosamente um dos “Gurus” Nikonistas, o Ken Rockwell (http://www.kenrockwell.com/nikon/), partilha dessa mesma opinião se vir as “Recommendations” p.ex., nos testes que fez à D3000 e D5000 expressa sempre o encantamento que ainda tem pela D40!


  13. Tem algum programa para ver os cliks de minha D100?
    Desde ja grato


    • Olá Flávio. Como já referi anteriormente, em câmaras mais antigas ainda não registavam esse tipo de informação nos ficheiros, por isso nada a fazer, pelo menos por métodos acessíveis.
      Cumprimentos


  14. agradeço as informações dadas por este blog , estou adquirindo uma d-100 usada , para ingressar na era digital , tenho uma f4 analogica e vou tentar me adaptar…desde ja tenho esse blog como fonte de informações , grato


  15. agradeço pelas informações dada por blog minha d80 usada esta com 32700 clicks , quanto ela ainda pode suportar em clicks


  16. Bom dia, alguém poderia me ajudar! Comprei minha camera no final de 2008 uma Nikon D80 e quando foi dia 01/02/2011 levei ela para o concerto, pois estava dando um erro no cartão e não salvava nenhuma foto. No outro dia o tecnico da loja disse que tinha que trocar o compartimento do cartão, ele cobrou 380,00 dei a metade no dia 16/08/2011 e fiquei esperando a peçar chegar para ele dar inicio ao concerto, mais com a greve dos correios demou um tempo para chegar. Na quarta ele falou que tinha chegado a peça e que já estava mexendo na maquina, hoje eu fui pegar ela e estava com o botão do cliques arranhado e uns pedaços na bordas quebrado, perguntei para ele quantos cliques tinha a camera e ele disse que tinha que ter um programa. Baixei esse programa aqui no site, que por sinal é um ótimo programa e logo vi quantos cliques tinha na foto que tirei hoje 53076! picture (Total) tirei outra e tinha aumentado para 53077. O que fiquei mais intrigado foi quando olhei a ultima foto que tinha tirado com minha camera no dia 01/12/2011 que foi 8218 cliques ou fotos! De 2008 até 01/12/2010 tirei so 8218. E esse tempo que ficou no concerto passou para 53077 como pode ser isso? Passe uns 2 anos tirando fotos e so tirei 8218 e no concerto passou uns 10 meses e passou para esses 53077! O cara já entregou a camera com um corpo com uns pedaços quebrados e arranhado e agora vejo que esta com todos esses cliques! Estou achando que ele me entregou outra camera no lugar da minha. Oque os senhores me dizem? Desde já agradeço.


    • Caro Franklin: acho que a sua dedução estará correta! Mas a única forma de confirmar isso é verificar o número de série da sua câmara: certamente que constará em algum cartão de garantia do equipamento ou assim, de quando a comprou. Já agora, um outra possibilidade seria (com menos valor em termos “legais”) encontrar o número que identifica também a câmara e que se regista nos dados EXIF dos ficheiros; pode usar para tal esse mesmo programa… compare alguns dos antigos ficheiros e procure por esse número e confirme assim se a câmara em suas mão apresenta (ou não) um número diferente.


  17. Compra de Nikon D2X.
    Boa tarde, estou em negócio com uma Nikon D2X.
    O objetivo será fazer alguns (poucos) trabalhos ao nível social.
    Será um bom investimento, visto que também me falaram numa D5000, que é recente.
    Que acham?


    • Nessa linha, compre antes a D5100. A qualidade de imagem é bem superior!


  18. Nossa muito rapido, e nem precisa baixar o programa. Achei muito bom.Eu recomendo.


  19. Olá! Tenho uma Nikon D90 e comprei usada. Tô achando que fiz um mau negócio, pois descobri que está com 130 mil clicks. Tá no fim da vida? É isso?


    • Pois… pode de facto significar isso, mas também pode acontecer, se não tiver um uso muito intenso na sua mão, que nunca venha a dar problemas durante muito tempo! Por isso se deveria testar e ler o contador, antes de se adquirir!

      LBP


  20. olá sou wilson de bh tenho uma nikon d40x para eu saber o numeros de clics eu tenho que baixar o programa panda.grato


  21. caro luiz, sou joao carlos de minas gerais e quero tirar os arquivos nef d minha nikon. não criá-los mais. como faço?


    • Olá João Carlos! Este tema é mesmo “off the topic”… mas a resposta é rápida: se quer fotografar sem ser em formato RAW (.nef, nas Nikon), só tem que pegar no manual de instruções do modelo da sua câmara, e procurar qual a forma reconfigurar a qualidade dos ficheiros de imagem, mudando do formato RAW para JPEG de qualidade máxima, por. ex.
      Cumprimentos

      LBP


  22. Viva, preciso de ajuda. Fui atualizar o firmware da minha Nikon D70 e ao instalar o 2º ficheiro, ela deixou de reconhecer o “ecra”, não me permitindo reverter ou reinstalar o firmwware. Ao telefonar para a Nikon, disseram que só mandando para lá é que poderiam “reformatá-la”, mas que teria um custo de 60€ mais portes. Alguém sabe o que posso fazer “em casa” para resolver isto? Obrigado


    • Boa tarde… já experimentou reeinstalar os firmwares, repetindo o processo? e estará a usar os ficheiros correctos?
      Pode sempre tentar um mecânico independente, como o Rui Garcia (na Fototécnica, na baixa do Porto), explicando o sucedido e pedindo um orçamento. Caso este não consiga resolver, só mesmo recorrendo aos serviços técnicos da Nikon, jogar pelo seguro e aceitar a reparação… se a câmara de resto estiver boa, penso que pode valer a pena concertar.
      Cumprimentos
      LBP


      • Obrigado pela dica, vou enviar a máquina para o Porto e ver quanto me fica o arranjo (sou do Algarve). Antes de fazer isso, por acaso tem acesso aos ficheiros de actualização no site português? Acho que o meu “erro” foi ter sacado os ficheiros da Nikon americana. Se sim, pode enviar-me pelo mail?
        Obrigado


  23. Olá,bom dia vi que vc entende muito sobre as cameras,meu bem eu comprei uma d40 de uma parente,só que não sabia dessa quantidade de tiros,como fico sabendo a quantidade de tempo que minha camera tem?se ela vai durar muito mesmo se chegar no limite,se ela vai continuar a funcionar?como olho isso na camera?me ajuda pelo o amor de Deus?essa camera é boa mesmo?obrigada!!!


    • Olá Vanessa… quanto tempo vai durar, ninguém sabe responder… o que sabemos, como explico no artigo, é que os fabricantes produzem e testam as Câmaras de modo a que o obturador suporte com um determinado número de disparos, que será maior nos modelos profissionais e menor nos modelos amadores… no caso da Nikon D40, sendo uma câmara de entrada de gama, deverá aguentar pelo menos 50 mil disparos. Mas como explico no artigo acima, podem aguentar até bastante mais… quanto ao modo de ver quantos disparos a câmara já fez, está tudo bem explicado no artigo!
      LBP


  24. obg pelo poster me ajudou muito.


  25. Oi tenho uma nikon D90. Queria saber qual dos programas usar para saber os cliks que minha câmera possui. Grata


    • Olá Vanessa. Obrigado pela sua mensagem. Tem resposta à sua pergunta se ler o artigo. Por isso o publiquei aqui!…
      Cumprimentos

      LBP



Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: